A OpenAI está lançando um guia para professores que usam o ChatGPT em sala de aula.
Inclui sugestões de perguntas, explicação do funcionamento e limitações do ChatGPT, eficácia de detectores de IA e viéses.
Ensino com Inteligência Artificial
A OpenAI lançou um guia para professores que desejam utilizar o ChatGPT em suas salas de aula.
Este guia inclui sugestões de prompts, uma explicação de como o ChatGPT funciona, suas limitações, a eficácia dos detectores de IA e questões relacionadas a viés. Referência
Como os professores estão usando o ChatGPT:
- Role-playing em conversas desafiadoras: A Dra. Helen Crompton, professora de Tecnologia Instrucional na Old Dominion University, incentiva seus alunos a usar o ChatGPT como um substituto para uma persona específica, como um parceiro de debate ou um recrutador. Ela acredita que explorar informações em um ambiente conversacional ajuda os alunos a entenderem o material com mais nuances e uma nova perspectiva.
- Criando quizzes, testes e planos de aula a partir de materiais curriculares: Fran Bellas, professor na Universidade da Coruña, na Espanha, sugere que os professores usem o ChatGPT como assistente na criação de quizzes, exames e planos de aula. Ele destaca a capacidade do ChatGPT de fornecer ideias frescas e relevantes culturalmente.
- Reduzindo o atrito para falantes não nativos de inglês: O Dr. Anthony Kaziboni, chefe de pesquisa na Universidade de Joanesburgo, ensina alunos que, em sua maioria, não falam inglês fora da sala de aula. Ele vê o domínio do inglês como uma grande vantagem no mundo acadêmico e incentiva seus alunos a usar o ChatGPT para assistência em tradução e prática de conversação.
- Ensinando os alunos sobre pensamento crítico: Geetha Venugopal, professora de ciência da computação no American International School em Chennai, Índia, compara o ensino sobre ferramentas de IA ao ensino sobre como usar a internet de forma responsável. Ela destaca a importância de os alunos trabalharem constantemente em suas habilidades originais de pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.
Exemplos de prompts para começar:
Ethan Mollick e Lilach Mollick, ambos da Wharton Interactive, têm testado técnicas como as mencionadas acima.
Eles sugerem uma série de prompts que os educadores podem usar para começar a interagir com o ChatGPT.
Ao usar esses prompts, é importante lembrar que o modelo pode não produzir sempre informações corretas e que eles são apenas um ponto de partida.