Estima-se que o ChatGPT, o popular chatbot da OpenAI, tenha atingido 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após o lançamento, tornando-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história, de acordo com um estudo do UBS na quarta-feira.
O relatório, citando dados da empresa de análise Similar Web, disse que cerca de 266 milhões de visitantes únicos usaram o ChatGPT.
“Em 20 anos após o espaço da internet, não conseguimos lembrar de uma rampa mais rápida em um aplicativo de internet para consumidores”, escreveram analistas do UBS na nota.
A OpenAI, uma empresa privada apoiada pela Microsoft Corp, lançou o ChatGPT no final de novembro.
O TikTok levou cerca de nove meses após seu lançamento global para adicionar 100 milhões de usuários e o Instagram levou 2 anos e meio, de acordo com dados da Sensor Tower.
Atualmente, o uso do ChatGPT é gratuito.
A empresa lançou na quinta-feira uma assinatura de $20 por mês que fornece um serviço mais estável e rápido, bem como a oportunidade de experimentar novos recursos primeiro, mas sómente para os EUA, por enquanto.
Os analistas acreditam que o lançamento viral do ChatGPT dará à OpenAI uma vantagem pioneira contra outras empresas de IA.
O uso crescente, embora represente uma quantidade substancial de custos de computação, também forneceu um feedback valioso para ajudar a treinar as respostas do chatbot.
A ferramenta também levantou questões sobre desonestidade acadêmica e desinformação.
No mês passado, a Microsoft anunciou outro investimento multibilionário na OpenAI na forma de dinheiro e crédito na nuvem.